quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Tela holográfica permite visão 3D sem óculos especiais

Utilizando um sistema proprietário de visão holográfica, batizado de HoloVizio, a empresa húngara Holografika está apresentando as primeiras versões comerciais de seu sistema de imagens tridimensionais.
O novo equipamento permite que múltiplos usuários tenham uma visão natural em 3D da imagem que aparece na tela, cada um a partir de seu próprio ângulo. E sem a necessidade de óculos especiais ou sistemas de rastreamento da posição de cada espectador.
A tecnologia é diferente dos sistemas 3D tradicionais, nos quais o usuário vê duas imagens bidimensionais ligeiramente diferentes, uma produzida para ao olho direito e outra para o olho esquerdo.
O conceito criado pela Holografika é o de uma janela digital. Ela funciona da mesma forma que uma janela tradicional, que é essencialmente um objeto bidimensional, mas que permite que se veja a paisagem externa como uma imagem 3D perfeita. O efeito tridimensional acontece porque os padrões de luz de cada ponto da paisagem são ligeiramente diferentes e chegam ao observador em ângulos diferentes.
"[O HoloVizio] utiliza uma tela holográfica. Quando os raios no interior do equipamento atingem a tela, cada ponto da holo-tela é capaz de emitir feixes de luz de diferentes cores e intensidades, em diferentes direções," explica Tibor Balogh, fundador da Holografika.

Um conceito de funcionamento similar ao monitores CRT (cathode ray tube) mas com o diferencial de que pode emitir o feixe luminoso em várias direções. Interessante não precisar de óculos ou visores. Menos é mais. - = +


Nenhum comentário: