quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

NEC mostra o futuro dos gadgets




O hardware dos gadgets estão ficando cada vez menores, menos visíveis e finos do que nunca - e com tecnologias nem antes vistas em filmes de ficção - por outro lado o volume de informações que lidamos hoje em dia só aumenta. Os softwares também mantém o seu ritmo de constantes atualizações para acompanhar o pique do hardware e assim manter o incrível nível de progresso do mundo dos gadgets. Tendo isso em mente, os designers da NEC (empresa japonesa de inovações tecnológicas) criaram algumas possibilidades que podem nos aguardar em um futuro não muito distante.


Tag
O Tag é um telefone celular maleável e flexível, ao mesmo tempo em que é suave. O material do aparelho tem memória de forma, que junto com os múltiplos sensores permitem o usuário mudar o seu formato conforme o uso. Por exemplo, seu celular está no modo normal (volume e tons) e você entra em um ambiente em que é obrigado a colocar seu aparelho celular em modo silencioso: se você tivesse um Tag, bastaria mudar a forma dele, dobrá-lo quem sabe, ou torcê-lo.

































Flacon

A Flacon é uma garrafa de armazenamento virtual (dados). Hoje em dia cada pessoa conta com uma biblioteca fotográfica enorme, são tantas fotos que raramente tenhamos tempo de ver todas. Os designers da NEC projetaram este produto para oferecer maneiras de aproveitar "casualmente" tanto volume visual de imagens. Estas imagens surgem aleatoriamente em um visor eletroluminescente inorgânico (traduzindo é esse nome enorme mesmo). Entre o enorme número do acervo de imagens, são selecionadas algumas de acordo com a data de aniversário e as emoções do usuário, e são projetas através de um projetor, com sua lente localizada na "boca/gargalo" da garrafa.






























Wacca
- Sua memória visual em um bracelete
O desempenho de dispositivos de memória visuais, tais como a definição e a memória, alcançará eventualmente seus pontos de saturação da usabilidade. Entretanto, apenas como relógios de pulso desgastando, serão desgastados como acessórios melhor que ferramentas altamente funcionais. Este bracelete irá capturar imagens em ângulos adaptados à distância das faces dos observadores, através dos sensores de distância instalados no dispositivo. Além disso, os usuários poderão visualizá-las através do visor e também exibi-las somente como um porta-retrato (algo como um wallpaper?).
















P-ISM Computador portátil composto por 5 canetas que usa tecnologia Bluetooth. Os terminais de informações estão ficando cada vez menores. Entretanto, continuaremos a usar nossas mãos para usá-los. O P-ISM inclui 5 "canetas" com 5 funções (1 em cada): telefone celular com entrada para dados escritos à mão, teclado virtual (projeção ótica) , um dos menores projetores do mundo, câmera/scanner e [cartão com número de RG com função de passagem gratuita - traduzindo ao pé da letra fica assim mesmo]. Os 5 dispositivos minimalistas comunicam-se através de tecnologia wireless (sem-fio) de baixo alcance, o Bluetooth. Todo o conjunto também conecta-se à internet através da caneta-celular.






































NAVE
- Dispositivo de comunicação visual com visualização 360°
Permite mostrar o ambiente que envolve seus usuários e a comunicação grupo-a-grupo através de um display circular que exibe imagens captadas por uma lente super wide-angle (grande-angular).





Nenhum comentário: