quinta-feira, 29 de março de 2007

Ecko Unlimited : análise corporativa


Esta marca lhe é familiar?

Creio que em termos de moda dentro do estilo moderno/rock/hip-hop/sport contemporâneo esta é a marca que melhor representa a cultura jovem.

Abaixo seguem informações corporativas da empresa e de seu fundador, com devidos destaques que achei relevante (em itálico e na cor vermelho).

Enjoy it!


"Nos vivemos numa época extraordinária, onde as definições do hip-hop e do rock atravessam fronteiras... Onde a rua e a cultura estão jogando no mesmo campo... Onde o urban wear tem o fashion como referência e o fashion tem o urban wear como referência."

Marc Ecko, Designer & Fundador da Ecko Unlimited
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No mercado da cultura jovem, estilo e credibilidade são os pontos mais importantes, estamos falando do épico designer Marc Ecko, o homem por trás da marca mundialmente famosa do rinoceronte.

De fashion a calçados, até mesmo óculos e acessórios, Marc Ecko, (o artista, designer e empresário) utiliza sua habilidade para fundir muitas partes desse mundo multicultural em que vivemos em estilos relevantes e tendências.

Em menos de uma década, suas visões posicionaram com sucesso a Ecko Unlimited, a marca mais inovadora e mais bem sucedida no mercado urbanwear do mundo. Em 2002 apenas a Ecko Unlimited ultrapassou os 300 milhões de dólares em rendimentos.

Nascido em New Jersey, Marc Ecko começou sua jornada artística no graffiti nas áreas de New York enquanto estudava na faculdade. Sentindo-se limitado pelo formato, logo começou a fazer suas artes em camisetas. Marc tem influências e interesses nos novos ícones culturais incluindo Spike Lee e Chuck D (Public Enemy) que vestiram suas camisetas com orgulho. Isto ajudou a acelerar o processo para Marc fundar a Ecko Unlimited em 1993, com 20 anos, um talento único, associou-se a um homem com uma grande visão de marketing, que poderia garantir o sucesso rapidamente.

Em 1996, Ecko Unlimited lançou sua primeira coleção completa e seu sucesso ainda continua reverberando. Marc Ecko, atualmente faz o design e fabrica jaquetas de couro, roupas esportivas (sportswear), tênis, mochilas, jóias, óculos e relógios. Em 2002 o designer fashion lançou uma revista, a Complex Magazine, com uma circulação de 300.000 unidades(250.000 dentro do EUA e 50.000 internacionais). Complex é a cultura pop vista pelos olhos da nova geração. O foco principal é manter os leitores informados sobre “O que está pegando”. A conseqüência desse projeto criou várias parcerias com muitas outras marcas grandes como a Target, Playboy, NFL, o NCAA, Alfred Hitchcock, Jimi Hendrix, entre outras.

Ecko Unltd faz roupas nos estilos Urban / Street, Skate / Snow, Esportes de Ação, Moto X e BMX. A marca possui um público extremamente leal com um leque de 13 – 30 anos de idade, não muito comum em outras marcas.

A faixa etária da EcKo foi expandida com o lançamento da coleção infantil no outono de 2003.

Apesar de tudo isso, Marc Ecko continua mantendo sua posição na linha de frente com o foco consistente e pertinente de manter viva esta “Casa de design do novo milênio”. Através de culturas, gostos, estilos, Marc Ecko continua expandindo seus limites com muito sucesso.


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Agora para o pessoal que conhece ou está fazendo Planejamento Estratégico na facul segue abaixo a missão da empresa:

A Ecko Unlimited se destaca como uma empresa criadora, inspirada na cultura contemporânea e urbana.

A filosofia da Ecko antecipa o que o consumidor vai querer amanhã.

Esta filosofia permite que a companhia foque na qualidade do produto sem perder o compromisso com a autenticidade e a integridade do design do mesmo.

A Ecko trabalha no mercado criando uma fusão entre design, música (hip-hop), vídeo game, skate, esportes radicais e estilistas de moda, adotando iniciativas não tradicionais de marketing em parcerias com pessoas do universo urbano, o que dá à marca mais identidade, levando a filosofia Ecko para mais e mais consumidores neste processo.

E com tudo isto a Ecko ainda consegue permanecer em uma classe própria de estilo, com um desinibido pulsar de tendência e talentos.


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Para terminar, sobre a marca gráfica da empresa: uma viagem mental fascinante, mas que permitiu uma identificação compatível com a empresa e fundamentou o conceito da marca.


Por que o Rhino?

Desde que a Ecko Unltd foi fundada em 1993, o ícone do Rinoceronte não aparecera durante alguns anos, “Depois de participarmos do primeiro M.A.G.I.C. Show (Evento de industria fashion acontecido em Las Vegas) eu percebi que precisamos ter um logo, disse Marc Ecko. Naquela hora usávamos apenas o nome Ecko Unltd. Percebi também que todos nossos competidores tinham uma mesma linha de linguagem muito similar ao nosso logo antigo que era apenas o nome escrito em letras de mão de graffiteiros (tag) eu não queria ser apenas mais um) Eu queria um ícone. Ainda no mesmo evento, havia um buffet gigante em Las Vegas. Notei que tinham vários displays de comidas enlatadas antigas, tinha um de um galo que me chamou a atenção. Logo depois eu me encontrava na casa de meus pais. Meu pai tinha umas coleções gigantes de rinocerontes, que começara quando ele comprou uma escultura muito feia de um rinoceronte, então as pessoas começaram a lhe dar rinocerontes de presente. Quanto mais eu pensava no logo mais a imagem do rinoceronte vinha à cabeça. Rinocerontes são meio pré-históricos, até meio que mitológicos. É grande, desajeitado, mas quando corre é muito ágil – muito parecido com nossa companhia – Um pouco desajeitado, mas definitivamente quando corremos ninguém é capaz de pararmos.

O rinoceronte é um sobrevivente, é um animal muito leal, forte e único. Mas, o mais importante sobre o rinoceronte é que ele é o único animal de quatro patas que não se move para trás, somente caminha e olha para a frente.

O rinoceronte representa tudo o que Marc Ecko quer transmitir com a sua marca: fortaleza, lealdade, inteligência, originalidade. Mas, acima de tudo, uma visão voltada para o futuro.


informações retiradas do site institucional da Ecko Brasil : http://www.ecko.com.br/

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