terça-feira, 2 de outubro de 2007

NOVA LAMBORGHINI RÉVENTON

A Lamborghini realmente está se superando como empresa...nada como uma injeção de capital financeiro, conhecimento e tecnologia vindos do grupo Audi/Volkswagën, que atualmente controla a empresa do touro italiano.
Não irei citar aqui as especificações do carro como: potência, preço, etc, pois se você quiser saber estas coisas, já sabe onde procurar. Meu objetivo aqui não é tornar este blog muito automobilístico (apesar da minha paixão pelas macchinas) e sim um blog sobre design.


Bom, continuando, o que eu quero observar é a diferença conceitual e de linguagem semântica existentes entre a Ferrari e a Lamborghini.
A discrepância já começa pelos animais que são representados graficamente em suas respectivas marcas: o cavalo rampante da Ferrari, ainda que seja um animal com uma força considerável, apresenta também uma beleza estética mais apurada, sofisticada (eu particularmente acho os cavalos um dos animais mais lindos do mundo) . Isto reflete nos seus produtos: carros com motores potentes sim, mas com uma beleza refinada, uma verdadeira obra-de-arte que prima pela qualidade.


A Lamborghini utiliza-se de uma abordagem semântica diferente: seus veículos trazem uma estética que remete à muita agressividade, um verdadeiro "estouro da boiada" em termos estéticos. O touro em si também é assim, muito mais musculoso e bruto, se comparado ao cavalo. Até na dirigibilidade isso é comprovado, pois o motorista precisa de "braço" para conseguir controlar a fúria do torque do motor e também de muita força física para trocar as marchas, como no antigo modelo Diablo da marca.
Este aspecto robusto, truculento e agressivo também pode ser explicado pela história da empresa, na qual o fundador da empresa, Ferruccio Lamborghini, era fabricante de tratores na Itália. Entendeu agora, ficou mais claro? Outra hora eu posso contar também uma certa fúria que Ferruccio teve em uma rixa pessoal com o Enzo Ferrari, em que mudou o rumo da empresa para sempre.


Em relação ao vídeo acima, parabéns pelo marketing da "Lambo" e o carro ficou realmente bastante agressivo e futurista, esteticamente falando.



Nenhum comentário: