quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Domenico de Masi e Barroso no Costão do Santinho

O sociólogo Domenico de Masi (autor de O Ócio Criativo; A sociedade Pós-Industrial; entre outros) estará apresentando dados e debatendo sobre o futuro do turismo em Santa Catarina no período compreendido entre 2007 e 2011, junto à uma equipe de especialistas da área.

Unisul e S3 Studium, empresa de De Masi, formaram parceria a apenas alguns meses e já apresentarão resultados da mesma no Resort Costão do Santinho nos próximos dias 25 e 26 de setembro.


Uma pesquisa foi realizada de maio a início de setembro deste ano para chegar a um diagnóstico. Na primeira etapa foi feita uma análise preliminar do assunto, com a identificação de especialistas no tema.

Depois, esse grupo de especialistas analisou e respondeu a perguntas envolvendo o desempenho econômico do setor, as diferenças regionais, os investimentos nacionais e estrangeiros, a geração de emprego, o gasto médio diário, a sazonalidade, o perfil do turista, os fluxos, os destinos concorrentes, os principais emissores de turistas, entre outros pontos, como políticas públicas, marketing, atrativos turísticos, impactos socioeconômicos e ambientais, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Todo o trabalho foi desenvolvido por uma variável do método Delphi, que consiste em uma consulta – de maneira individual e anônima – a um grupo de especialistas, com o objetivo de obter previsões baseadas na convergência de opiniões sobre o futuro do tema. Essa consulta ocorreu em duas fases, com um grupo interdisciplinar de 12 especialistas.

No evento dos dias 25 e 26 de setembro, serão apresentados os resultados da pesquisa, com análise e discussão, tendências e ações necessárias para os próximos cinco anos.

Organizada pela Unisul, a pesquisa Delphi 2006 sobre o futuro do turismo no Estado foi realizada pela S3 Studium, empresa de Domenico de Masi, e a SC Parcerias. Além desse fórum de debates, a pesquisa deve ser publicada em livro.

O diagnóstico e as sugestões têm por objetivo fomentar o turismo no Estado por troca de informações e experiências em turismo, hotelaria, gastronomia e áreas afins, com especialistas, empresários, empreendedores, representantes institucionais e universidades. O público-alvo é formado por profissionais do setor, públicos e privados.

PROGRAMAÇÃO

25 setembro – Segunda-feira

13h - Credenciamento dos Participantes

14h – Abertura e apresentação da metodologia

Primeira Sessão: Demanda e Oferta Turística

14h30min - Introdução das idéias que inspiraram a pesquisa – Domenico De Masi

15h - Apresentação dos resultados da pesquisa

15h15min - Comentário dos debatedores Eraldo da Cruz Alves, José Rodrigues da Rocha, Ycarim Melgaço e Virgílio Nelson da Silva Carvalho.

16h45min - Resposta dos especialistas Milton Zuanazzi, Rúben Pesci, Alexandre Biz e Beto Carrero.

18h05min - discussão e debate


26 setembro – Terça-feira

Segunda Sessão: A Economia do Turismo Catarinense

9h - Apresentação dos resultados da pesquisa

9h15min - Comentário dos debatedores Cláudio Magnavita Castro, Péricles Druck e Renato Sehn

10h45min - Resposta dos especialistas Beto Barreiros, Fernando Marcondes de Mattos, Mario Carlos Beni e Nicolas Peluffo

12h - discussão e debate

Terceira Sessão: As Ações

14h - Apresentação dos resultados da pesquisa

14h15min - Comentário dos debatedores Sonia Jendiroba, José Manoel Gandara e Heloisa Fischer.

15h45min - Resposta dos especialistas Joandre Antonio Ferraz, José Celso Martineli e Eduardo Barroso Neto

16h45min - discussão e debate

17h - Notas conclusivas – Domenico De Masi.


Os Especialistas:

Alexandre Augusto Biz, professor do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná.

Eduardo Barroso Neto, designer gráfico e industrial. Diretor da empresa de consultoria e design Barroso Design Ltda.

Fernando Marcondes de Mattos, empresário – Costão do Santinho Spa & Resort.

Joandre Antonio Ferraz, professor de Direito da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, Consultor Jurídico e sócio principal de Joandre Ferraz Advogados Associados.

João Batista Murad (Beto Carrero), empresário – Parque Beto Carrero.

José Celso Martinelli, professor de Alimentos e Bebidas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, consultor pela GVConsult e diretor da Celso Martineli Hotelaria.

Luiz Gonzaga Godoi Trigo, professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e professor titular da PUC-Campinas.

Mario C. Beni, professor titular efetivo dos cursos de graduação e pós-graduação em turismo e dos cursos de mestrado e doutorado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor conferencista de programas de pós-graduação.

Milton Zuanazzi, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil.

Nicolas Klenner Peluffo, diretor-geral do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort.

Roberto H. Barreiros, empresário – Box 32.

Ruben Pesci, arquiteto urbanista e planejador ambiental, presidente da Fundación CEPA (Centros de Estudios y Proyectación del Ambiente) e FLACAM (Foro Latinoamericano de Ciencias Ambientales).


Os Debatedores:

Claudio Magnavita Castro, presidente nacional da ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).

Eraldo Alves Da Cruz, presidente nacional da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Heloisa Fischer, sócia-fundadora e proprietária do Viva Música, o principal serviço de informações sobre a música clássica do Brasil, editora do maior anuário de música clássica do país. Tem dois programas de rádio dedicados à música.

José Manoel Gandara, coordenador do curso de turismo da UFPR. Coordenador do observatório de turismo do Paraná.

José Rodrigues Da Rocha - Diretor de Planejamento do IPUF.

Pericles Druk, empresário – Grupo Habitasul.

Renato Sehn, empresário – Pousada Ilha do Papagaio.

Sônia Jendiroba, chef catarinense e “Diretora do Sul” da ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia).

Virgílio Nelson da Silva Carvalho, Diretoria CVC.

Ycarim Melgaço, professor da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em Planejamento e Desenvolvimento Territorial.

Equipe Técnica - A pesquisa O Futuro do Turismo em Santa Catarina foi coordenada por Stefano Palumbo da S3 Studium Itália, e Fernando Serra, professor da Unisul e diretor da UBS, Unisul Business School.

Participaram da equipe de pesquisa Nicoletta Bova, pela S3 Studium, Eliza Bianchini Dallanhol Locks, Graciella Martignago e Solange Maria da Silva Evangelista, pela Unisul.

Informações e Inscrições gratuitas: 48 3261.0056 / 48 3261.0069 ou pelo e-mail eventos@unisul.br

Nenhum comentário: