sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Nova bateria: menor e mais potente

A última novidade nesta área, divulgada pela assessoria de imprensa da Brown University, em Rhode Island, é um outro híbrido de capacitor e bateria que, em vez de nanotecnologia, lança mão de polímeros especiais para combinar a capacidade das baterias com a potência (entendida como a capacidade de receber e entregar carga rapidamente) dos capacitores.

A invenção, obra da pesquisadora Tayhas Palmore (abaixo, segurando as baterias/capacitores), usa um material chamado polypyrrole para armazenar energia. Esse polímero, um plástico que conduz eletricidade, é tão singular que rendeu a seus inventores o Nobel de Química em 2000. Na bateria híbrida de Palmore, duas lâminas de plástico com uma camada de ouro tiveram a ponta coberta com polypropyrrole e duas substâncias que alteram suas propriedades condutoras - uma em cada lâmina. Em seguida, as lâminas foram "sanduíchadas" com uma membrana de papel para evitar curto-circuitos.

A bateria/capacitor resultante pode ser rapidamente carregada e descarregada e pode armazenar energia por longos períodos de tempo. Testes do protótipo registraram o dobro da capacidade de um capacitor e mais de cem vezes a potência de uma bateria alcalina comum. Melhor ainda: é extremamente compacta, do tamanho de um iPod Nano e com a espessura de uma transparência de retroprojetor!

Por conta disso, a pesquisadora prevê que essas baterias poderão ser aplicadas em qualquer coisa. "Você poderia envolver um telefone celular ou outro eletrônico com elas. Você poderia até fazer um tecido com elas." Para isso, só faltaria solucionar uma deficiência observada nos protótipos: sua capacidade diminui sensivelmente na medida que vai sendo carregada e descarregada algumas vezes, ou seja, a danada fica viciada rapidinhu =/

fonte: www.forumpcs.com.br

Nenhum comentário: