quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Microfibras de altíssima fricção são inspiradas nos pés de lagartixas

Cientistas da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, finalmente conseguiram reproduzir os incríveis pêlos das patas das lagartixas. É pela ação desses pêlos que os pequenos animais conseguem subir pelas paredes e até andar pelo teto.

Os pesquisadores criaram uma malha de microfibras sintéticas que utilizam um efeito de altíssima fricção para sustentar cargas em superfícies lisas. Materiais de alta fricção têm um enorme interesse comercial, com aplicações desde fitas anti-derrapantes, até materiais esportivos, pneus de automóveis e solas de sapato.

Os pesquisadores demonstraram que sua malha sintética de polipropileno consegue suportar uma moeda sobre uma superfície de vidro inclinada a até 80º - ou seja, quase verticalmente. E, como as lagartixas nas paredes, a moeda não fica colada no material, mas apenas se sustenta pela ação das microfios sintéticos.

As microfibras medem 20 micrômetros de comprimento por 0,6 micrômetro de diâmetro - cerca de 100 vezes mais finas do que um fio de cabelo humano. A malha foi construída com uma densidade de 42 milhões de fibras por centímetro quadrado.

"Nós acreditamos que os resultados representam um marco importante em nosso projeto de pesquisas para entender a adesão das lagartixas," diz Ronald Fearing, coordenador da pesquisa, que ainda está em andamento.

Quanto maior o contato das microfibras com a superfície, maior é a fricção gerada. Os pesquisadores estimam que cada fibra produz 200 nanonewtons de resistência - um nanonewton é uma força 1 bilhão de vezes menor do que a força da gravidade da Terra.

Os cientistas insistem em que, ao contrário dos pêlos das lagartixas, a sua malha de microfibras não apresenta adesão. A adesão descreve a resistência de um objeto quando ele é puxado de uma superfície, enquanto a fricção descreve a resistência a ser arrastado ou a escorregar ao longo de uma superfície. Ou seja, ninguém deve tentar dar uma de homem-aranha usando a nova malha sintética.

fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

adoreiii essa descoberta poder ser a inspiração para novas produtos inovadores abraço sil

Anônimo disse...

massa Luiz!
navegando e descobrindo nas madrugadas ein.. =D
i essa propaganda da apple? tá na hora de pedir patrocínio a eles né!
abraço cara!
falow!

Luiz disse...

valeu ae galera pela presença! continuem visitando..hehe
abraços tb sil e miranda