quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Impressora jato-de-tinta será capaz de imprimir até 1.000 páginas por minuto

Dois pesquisadores da Faculdade da Judéia e Samaria, Israel, projetaram uma nova cabeça para impressoras jato-de-tinta que poderá tornar esses equipamentos capazes de imprimir mais de 1.000 páginas por minuto. Moshe Einat e Nissim Einat se inspiraram nas telas de cristal líquido (LCD) para construir seu novo dispositivo.

Da mesma forma que um LCD emite minúsculos pixels de luz, a nova cabeça de impressão emite minúsculos "pixels de tinta". O resultado é uma cabeça de impressão minúscula - mas essa unidade básica pode ser combinada para se criar um dispositivo grande, capaz de imprimir páginas inteiras de uma só vez.

"Ao contrário das cabeças de impressão tradicionais, que são pequenas e devem se mover prá frente e prá trás ao longo da página, nossa cabeça de impressão pode ser aumentada até o tamanho de uma folha inteira de papel. Pode-se pensar nela como uma 'tela emissora de tinta'," diz Moshe Einat. "Isso significa que se pode imprimir uma página quase instantaneamente, e centenas de páginas em poucos segundos."

O reservatório de tinta mede apenas 1 milímetro quadrado, com uma profundidade de 0,5 milímetro. O fenômeno da capilaridade, além de fazer com que a tinta entre pelos quatro bicos de impressão, permite também que o reservatório possa ser preenchido novamente quando se esvaziar.

O protótipo construído pelos pesquisadores, batizado de Jetrix, tem 12 cm2, totalizando 57,600 bicos de impressão.

fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário: