quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Novo material é capaz de fazer "morphing"

Se você já enrolou algumas folhas de papel e depois tentou desenrolá-las, sabe que isto não é exatamente uma tarefa simples: uma vez enroladas, elas sempre tenderão a voltar àquela forma de tubo.

Agora, cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, desenvolveram um material que consegue manter uma "memória" de pelo menos dois formatos diferentes e alternar entre os dois sem nenhum problema ou esforço: da mesma forma que o formato cilíndrico, por exemplo, não exigirá um grampo para se manter, o material voltará à sua forma plana naturalmente, sem a necessidade de ficar dobrando-o ao contrário até "anular o enrolamento".

Mas telas enroláveis são apenas um exemplo das possíveis utilizações dessas novas estruturas capazes de trazer ao mundo concreto as capacidades de "morphing" já comuns nos programas de desenho virtual. O "morphing" refere-se a uma função dos programas de animação no qual um objeto se transforma em outro.

O novo material "mutante", ou morfologicamente adaptável, poderá ser utilizado em embalagens reutilizáveis, teclados que podem ficar planos e serem enrolados e depois voltarem à sua forma tradicional, barracas que se montam sozinhas, apenas para citar algumas possibilidades.

"Eles oferecem grande capacidade de mudança de forma, mantendo a integridade estrutural. Eles são simples de serem fabricados e sua operação não exige materiais avançados. Eles proporcionam soluções compactas e baratas para dispositivos multifuncionais, necessários quando se exige equipamentos que tenham leveza, rigidez e que possam ser dobrados quando necessário," diz o pesquisador Keith Seffen.

fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário: