sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Economia chinesa cresce 10,5% em 2006


A economia chinesa cresceu 10,5 por cento em 2006, obtendo pelo quarto ano seguido um índice de dois dígitos, disse nesta sexta-feira o chefe da principal agência de planejamento do país

O número está de acordo com a expectativa dos economistas. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês havia crescido 10,2 por cento em 2005.

"De acordo com os cálculos iniciais, o PIB da China ultrapassou os 20 trilhões de iuans em 2006, com uma taxa de crescimento de 10,5 por cento", afirmou Ma Kai, chefe da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reformas.

Em um relatório publicado no site da agência, Ma disse que a economia ainda está crescendo muito rápido, impondo um custo inaceitavelmente alto em termos de danos ao meio ambiente e de uso de energia.

Ma afirmou que Pequim tentou diminuir o problema do superaquecimento sendo severo com o desperdício em gastos de capital, mas expressou preocupação com o fato de que as facilidades recentes de crédito e investimento em crescimento não foram bem controladas.

"A base para uma desaceleração no investimento e no crédito ainda não está sólida o bastante, e o desequilíbrio em nosso balanço de pagamentos internacionais está piorando", disse Ma.

A China divulgou um saldo positivo recorde na balança comercial em 2006, de 177,5 bilhões de dólares. O superávit da balança de pagamentos está ao redor de 10 por cento do PIB, alimentando críticas dos Estados Unidos em particular, que afirmam que a China mantém uma injusta desvalorização do iuan para dar uma margem competitiva a seus exportadores no mercado global.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: