terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Nokia: a gigante finlandesa

A empresa de telecomunicações conhecida hoje como NOKIA foi fundada em 1865 por Knut Fredrik Idestam e realizava processamento de alimentos (peixes?). Situava-se na cidade de Tampere, junto à empresa Finnish Rubber Works, que estabeleceu suas fábricas por perto e começou a utilizar a marca da empresa vizinha, a Nokia (motivo desconhecido). Isto no início do século 20.

Logo após a 1ª Guerra Mundial, a empresa Finnish Rubber Works adquiriu a Nokia e também a Finnish Cable Works, uma produtora de cabos telefônicos e de telégrafos. Todas estas três corporações fundiram-se e formaram a Nokia Corporation em 1967.

Esta empresa que foi fundada em 1967 envolveu muitos setores, que produziam ao mesmo tempo: produtos de papel, pneus de carros e bicicletas, calçados, PC's (computadores), cabos de comunicações, televisores, produção de energia elétrica, etc.

Abaixo, segue uma demonstração da evolução da marca gráfica de Nokia. (retirado da Wikipedia, versão em inglês)




Abaixo, uma loja da Nokia na Alemanha.
Obs.: Sou a favor de lojas assim de cada empresa produtora de aparelhos aqui no Brasil, deste modo, não teríamos que sujeitar-nos à política de preços das operadoras de celular e nem das suas falsas identidades corporativas e falta de ética, sem responsabilidade e um péssimo atendimento, tanto virtual ou digital, quanto pessoal (assistência técnica, etc.)












Para terminar, abaixo está uma imagem da sede-matriz (Corporate Headquarters) da empresa em Helsinki, capital da Finlândia.











P.S.: Em uma rápida análise do Naming e outras características da identidade visual da empresa podemos constatar que:

-O nome da empresa é curto e de uma pronúncia quase que universal (ponto positivo)
-A tipografia do nome "NOKIA" é adequada ao motivo/conceito tipo de serviço prestado pela empresa: telecomunicações, que exige passar uma sensação de tecnologia e modernidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

E ai Luiz

boa a sua pesquisa sobre a Nokia. Mas agora eles estão sentindo Steve Jobs no cangote hehehe http://www.kaneoya.com.br/wordpress/index.php/2007/01/10/repercussao-do-iphone/

Abraço

Luiz disse...

ja estou sabendo bruno valeu.
breve review completo aki do iPhone..hehe