quarta-feira, 30 de maio de 2007

GUI: Microsoft Surface


Para quem não sabe o que significa GUI (Graphic User Interface): interface gráfica para o usuário, esta seria a tradução mais correta e é nesta área que a Microsoft está apostando suas fichas.

A Microsoft revelou oficialmente o seu projeto Surface, uma nova interface futurística baseada em uma tela de grandes dimensões que suporta o “multi-touch”, ou seja, vários pontos de contatos simultâneos. Esse conceito não é novo pois já se falava nisso no início de 2006: pesquisadores do Media Research Laboratory da Universidade de Nova York desenvolveram um sistema similar.


A Microsoft, sobretudo uma projetista de “softwares”, desenvolveu um sistema operacional que permite um melhor aproveitamento desse tipo de interface. O resultado é espantoso e por enquanto é único. A empresa de Redmond apresentou uma mesa que integra uma monitor tátil de 30 polegadas. Esse monitor pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo para visualizar fotos ou ainda jogar. Poderia ser facilmente integrado em restaurantes para efetuar pedidos, por exemplo...
A superfície é a prova de arranhões e também resiste a líquidos derramados, e esconde cinco câmeras infra-vermelhas que capturam os movimentos dos seus dedos e dos objetos que tocam a mesa, e um projetor DLP virado de lado mostra a imagem que vemos sobre o Surface. O protótipo atual carrega um processador Intel Pentium 4 com freqüência de 3 GHz e 2 GB de memória, além de cinco câmeras infravermelhas que permitem detectar os movimentos sobre a mesa. Enfim, nota-se que o conceito Surface da Microsoft detecta automaticamente os objetos colocados em cima da mesa e sincroniza PDAs ou descarga de fotos.



Nenhum comentário: