terça-feira, 29 de maio de 2007

Japoneses avançam na tecnologia que deve ser sucessora do HDTV


Pesquisadores aprimoram sensores de câmera e sistema de compressão de sinal do SHV, que oferece resolução 16 vezes maior que o HDTV.



As TVs de alta-definição ainda podem estar distantes da realidade de muitos países, mas isso não impede engenheiros da emissora pública japonesa NHK (Nippon Hoso Kyokai) de avançar com o desenvolvimento do Super Hi-Vision, um sistema que deve substituir o HDTV.

Na última semana, os engenheiros dos Laboratórios de Pesquisa Técnica e Científica da NHK mostraram seus trabalhos mais recentes na tecnologia.


Um quadro em Super Hi-Vision (SHV) é formado por 4.320 linhas horizontais e 7.680 linhas verticais. Isso representa quatro vezes as resoluções horizontal e verticais do HDTV, o que significa que a resolução total é 16 vezes maior.

Desde a última demonstração, a tecnologia foi incrementada com um sensor para câmeras que permite filmar uma tela inteira em SHV.

Até o momento, os protótipos de sensores SHV captavam imagens com metade da resolução possível para uma imagem SHV. Eram usados três sensores - um para vermelho, um para verde e um para azul - e um verde extra para dobrar a resolução e atingir o total do SHV.

Na exibição mais recente, o protótipo de câmera SHV com um único sensor foi posicionado a três metros da cena que incluía um jornal. Foi possível ler as matérias impressas no jornal em um monitor exibindo a imagem - o que seria difícil até mesmo para os sistemas atuais de alta definição.

Este primeiro sensor é monocromático, mas a NHK diz que imagens coloridas são possíveis simplesmente usando três sensores, um para cada cor primária. As câmeras atuais de TV e mesmos os modelos de filmadoras para consumo mais avançados utilizam três lentes para obter melhor qualidade.

fonte: Martyn Williams, editor do IDG News Service, em Tóquio.

Nenhum comentário: