quarta-feira, 20 de junho de 2007

CHINA: CÚMULO DA MÁ QUALIDADE?



A matéria a seguir é sobre meio ambiente, mas antes, gostaria de chamar atenção para a foto deste post. Será que é por isso que produto chinês não tem qualidade? P****, além de o cara ser quase cego e utilizar lentes "fundo de garrafa" ele acha que uma simples folha de papel de baixa gramatura é capaz de proteger os olhos das faíscas e da luminosidade excessiva proveniente da solda? ...
Abaixo, uma observação que retirei do Portal da Oftalmologia: "Há que se frisar que a exposição à luz da soldagem causa graves queimaduras nos olhos e no tecido circundante. As lentes para proteção contra soldagem devem estar marcadas com o número de cor e o soldador deve usar a cor mais escura possível para cada tipo de solda (soldagem com tocha - de 1,5 a 3, soldagem com arco elétrico - de 10 a 14, sendo 14 o mais escuro de todas)." Para mim, a China ainda possui alguns aspectos ultrapassados como escravidão, más condições de trabalho, etc. É claro que aqui no Brasil ainda existe isso (principalmente más condições de trabalho) mas está diminuindo e quando alguém fica sabendo, as pessoas ficam estarrecidas. Mas na China não. O governo não está nem aí para poluição, meio ambiente, escravidão, falta de segurança para a massa trabalhadora, etc. Só quer saber de números. Produzir, produzir e produzir. Mas tudo isso começa a refletir agora, empresários chineses estão preocupados com o aumento do estoque, ou seja, não conseguem vender tudo o que produzem.

Bom, depois do desabafo, vamos à real intenção deste post:

Como consequência de seu boom econômico, a China ultrapassou os Estados Unidos como maior emissor mundial de dióxido de carbono, o principal dos gases do efeito estufa, disse na quarta-feira uma agência financiada pelo governo holandês.

Outros especialistas estimavam que a China só iria superar os EUA nos próximos anos. A ascensão ao número 1 deve aumentar a pressão para que a China se envolva mais nos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o aquecimento global.

"As emissões de dióxido de carbono da China em 2006 superaram as dos Estados Unidos em 8%", afirmou a Agência de Avaliação Ambiental da Holanda em nota oficial. Em 2005, a entidade afirmava que as emissões chinesas eram 2% inferiores às norte-americanas. "Com isso, a China encabeça a lista de países emissores de gás carbônico pela primeira vez", disse a nota.

Com base em dados de uso de energia e produção de cimento, o relatório estima em 6,2 bilhões de toneladas a emissão total do gás-estufa na China em 2006. Desse total, 550 milhões de toneladas foram do cimento, importante fonte de emissões industriais.
Nos EUA, as emissões atingiram 5,8 bilhões de toneladas em 2006, sendo 50 milhões de toneladas por causa do cimento. A União Européia (UE) aparece em terceiro lugar nesse ranking, à frente de Rússia, Índia e Japão.

A economia chinesa registrou quatro anos consecutivos de crescimento na casa dos dois dígitos, e no primeiro trimestre teve expansão de 11,1% em comparação com o ano anterior. A China e outros países em desenvolvimento prometem colaborar nos esforços globais contra o aquecimento, mas dizem que é cedo para falar em limites à emissão de CO2, já que o uso intensivo da energia é essencial para ajudar a tirar centenas de milhões de pessoas da pobreza.

Com 1,3 bilhão de habitantes, as emissões per capita da China são apenas um quarto das dos EUA, que têm 300 milhões de habitantes.


P.S.: Apesar de poluírem mais per capita, a economia americana é muito mais eficiente. A poluição per PIB (se existisse um termo assim) é muito menor. Ou seja: se a China gerasse a mesma riqueza/PIB que os EUA geram, ela estaria poluindo muitas vezes mais do que hoje.

fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário: