A empresa Lumileds, uma subsidiária da holandesa Philips, anunciou ter batido o recorde de luminosidade de LEDs. A nova lâmpada de estado sólido tem nada menos do que uma vez e meia a luminosidade dos melhores faróis de automóvel da atualidade.
Quanto emitindo luz branca, a luminância do novo super LED chega a 38 milicandela por metro quadrado (Mcd/m2). As lâmpadas de halogênio utilizadas nos faróis de automóveis têm cerca de 25 Mcd/m2.
Há muito se anuncia que os LEDs serão as lâmpadas do futuro. O novo LED parece confirmar essa expectativa. Embora o novo componente, que tem o tamanho da cabeça de um palito de fósforo, não tenha sido avaliado por laboratórios independentes, esse desenvolvimento dá uma idéia clara do ritmo de inovações pelo qual está passando a iluminação de estado sólido.
A empresa não anunciou quando a nova tecnologia poderá ser incorporada em produtos de linha. Mas é bom que os projetistas, principalmente aqueles que gostam de desenhar os "carros do futuro", comecem a imaginar automóveis sem esses faróis "gigantescos" com os quais estamos acostumados hoje.
A imagem acima é apenas ilustrativa, mostrando o LED nos seus primórdios. A empresa não divulgou fotografias atuais do novo componente.
fonte: www.inovacaotecnologica.com.br
Matéria provavelmente escrita por algum engenheiro, que acham que sabem mais que os designers na relação forma/função. Designers podem projetar faróis minúsculos desde já, contanto que exista tecnologia para se produzirem aparatos de iluminação para os fárois com a intensidade recomendada pelas montadoras de carros, que fazem testes de segurança por exemplo.
Um comentário:
hauhuah quem eh da 4a fase de agora sabe muito bem oq eh um LED. lanterna até enjoar..hauahuahau nunca mais! tah loko..
Postar um comentário