sexta-feira, 7 de setembro de 2007

INSPIRAÇÃO TOYOTA



Segue uma pequena história sobre a Toyota... apenas uma ilustração sobre seu
processo fabril e metodologias adotadas. Atualmente já estão à venda uma infinidade de livros sobre a empresa e os executivos tem se interessado bastante pelo seu modo operacional, portanto, boa leitura!


Como a Toyota assa uma batata??? 5 passos:
-Pré-aquece um forno novo e de alta confiabilidade a 350°C.

-Insere 1 kg de batatas de Idaho (a melhor).

-Sai para fazer alguma coisa produtiva durante os próximos 45 minutos.

-Verifica se está no ponto.

-Remove as batatas do forno perfeitamente assadas e serve à mesa.


Como as outras montadoras assam uma batata???
(será que são só as montadoras de carro que fazem assim?)
-Executa um ::bidding:: no mercado com
fornecedores do México, Brasil e Tadjiquistão, para fornecer 0,75 kg de batatas, escolhe o de menor preço, e registra o ganho na planilha do comitê de redução de custos da empresa.
-Volta a negociar com o fornecedor de Idaho e insiste para que ele mantenha
o preço do fornecedor do Tadjiquistão, e que ainda apresente uma redução anual de preços de 3%. O fornecedor de Idaho não aceita, e é eliminado da lista de fornecedores aprovados da empresa devido ao péssimo relacionamento comercial.
-Aumenta a quantidade para 1 kg quando descobre que a Toyota usa 1 kg, mas
insiste para que o fornecedor mantenha o preço anterior.
-Pede ao fornecedor de batatas que faça o pré- aquecimento do forno a 350°
C.
-Exige que o fornecedor demonstre de que maneira ele girou o botão do forno
até 350°C, e que apresente documentação do fabricante do forno provando que ele foi devidamente calibrado.
-Faz uma revisão na documentação, e exige que o fornecedor (de batatas)
acompanhe a temperatura do forno com um termopar de última geração, com definição até a segunda casa decimal.
-Ensina o fornecedor a inserir as batatas e a ajustar o ::timer:: para 45 minutos. -Pede ao fornecedor que abra o forno para verificar se as batatas foram dispostas corretamente dentro do forno e solicita um estudo para verificar se 45 minutos é o tempo ideal para assar batatas deste tamanho e com aquela orientação em relação ao forno.
-Pede um estudo de 6 Sigma mostrando a variação do tempo de cozimento para
vários tamanhos e orientações de batatas.
-Verifica se as batatas estão assadas de 3 em 3 minutos.

-Fica impaciente com o fornecedor, afinal por que estas simples batatas
demoram tanto pra assar? Pede um Status Report a cada 5 minutos.
-Conduz testes de novos mercados.

-Muda a quantidade para 0,9 kg de batatas, pois o cliente só consegue
perceber variações de peso abaixo de 0,85 kg.
-Verifica se as batatas estão assadas.

-35 minutos depois, conclui que as batatas estão quase prontas. O
Coordenador de Novos Projetos da Empresa (readyness), que acompanha o Engenheiro de Qualidade de Fornecedores (Supplier Quality Engineer), responsável pela aprovação das batatas, emite um monte de documentos confirmando que tudo vai bem e que conseguirá cumprir a meta dentro do prazo estabelecido.
-Agradece ao fornecedor, e então fala ao chefe sobre o excelente trabalho
que vem sendo realizado, mesmo com as adversidades encontradas devido ao péssimo companheirismo do fornecedor.
-Remove as batatas depois de 40 min, e apresenta um ::saving:: de 5 minutos
sem prejudicar a qualidade do produto. Exige do fornecedor uma redução de preço devido ao menor tempo de processo, e registra o ganho na planilha do comitê de redução de custos da empresa.

Depois se pergunta:
"Como os malditos japoneses fazem para conseguir uma batata mais saborosa, mais barata e que agrada mais aos clientes como as batatas da Toyota?"

Eu, particularmente, apoio a engenharia japonesa e acho-a a melhor do mundo. Sempre foi.

para saber mais clique aqui
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/499/negocios/toyota_como_espelho.htm

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